Por que e quando fazer terapia?

preciso-de-um-psicologo
Compartilhe

Sintomas que envolvem ansiedades, insônias, compulsões, depressões podem ser tratados pelo psicólogo. Além de problemas de relacionamentos, culpas, frustrações com a vida pessoal, familiar, profissional, lutos e tudo aquilo que consome nossa energia e que pode nos impedir de levar uma vida saudável. 

Apesar de que, muitas pessoas ainda acreditam que buscar psicoterapia é coisa de quem está louco, quando na verdade consultar um psicólogo é um ato de coragem de quem deseja investir no auto conhecimento. Durante a sessão, o papel do psicólogo é conduzir você a um processo de autoconhecimento para que possa olhar-se de frente e se expressar na sua singularidade, considerando que os seus sintomas podem ser compreendidos a partir de suas experiências de vida, de seus vínculos afetivos e de suas relações consigo e com o outro.

Mas, as pessoas se perguntam: por que falar sobre minhas dificuldades para um estranho ao invés de falar para um amigo? Um amigo ou familiar é alguém que faz parte de sua história de vida, que não está preparado para te ouvir sem julgar, sem criar expectativas a seu respeito, sem comparar a sua situação com a dele. O psicólogo é alguém que se preparou para te escutar até mesmo naqueles assuntos mais difíceis de falar, para intervir e ajudá-lo a despertar suas potencialidades e crescer ao aprender a lidar com suas emoções. 

O custo da terapia, assim como o médico, o dentista, o nutricionista, o educador físico e tantos outros profissionais, o psicólogo é um profissional que estudou e continua estudando, que conhece técnicas para te ajudar, que dispõe de um lugar seguro e utiliza-se de ferramentas e instrumentos muitas vezes não mensuráveis, maneira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *